História

Arquiteta dos pés

A paixão de Juliana pelos sapatos desperta na infância, a partir do olhar atento aos pares da mãe, arquiteta. A juventude amplia o dom da observação e traça o caminho para as pranchetas da faculdade de arquitetura e urbanismo, onde teoria e prática moldam o gosto pela forma precisa, a inspiração pelo desenho limpo e o desafio do uso de materiais na criação do simples, útil e necessário.

Primeiro um diploma e, bem depois, um detalhe: no meio do caminho tinha um sapato. Entre projetos de arquitetura, planos urbanísticos e consultorias ambientais, um despretensioso curso de design de calçados para dar novos ares à criatividade.

Arrebatador. Em menos de um semestre, no Natal de 2007, Juliana estreava abrindo a sala de sua casa às amigas. Nascia, assim, a coleção Primeiros Passos. Outros cursos, muitos estudos e, principalmente, a vivência com mestres artesãos nas oficinas e manufaturas de calçados modelaram a técnica e refinaram os traços de Juliana.

Da sala de casa para a rua. Meados de 2010 marca a inauguração da loja no Rua Girassol, 170, Vila Madalena, São Paulo. Os anos de intenso trabalho e aprendizado amadureceram a identidade da marca e firmaram os conceitos de forma, estilo e conforto dos sapatos Juliana Bicudo.

Cuidado e esmero são apenas algumas das assinaturas de Juliana e sua equipe. Artista atenta o cada mínimo detalhe, a arquiteta: perspectivas inéditas, traços atemporais, volumes inusitados. Bom humor, leveza. Cores, sombras, luzes. A criadora confessa que o formação contribui muito para edificar suas ideias: “As linhas puras, mas bastante intensas, geram um olhar de surpresa e desejo”.

E para arquitetar os pés, o couro. A renda e a costura na pelica macia. A camurça cunhada, esculpida pelas mãos de outros artistas: artesãos experientes, mestres no ofício de manufaturar aos pés com engenho e arte.

O lúdico sorriso das curvas, a síntese exata das retas. Balanço, conforto, equilíbrio, harmonia. Respeito, carinho e apuro. Tudo habita o artesanato de Juliana Bicudo, arquiteta dos pés.